13/3/2021

Por que Investir em Marketing Digital?

Investir em marketing digital nos tempos atuais é externamente importante para o crescimento da sua empresa. Hoje temos diversas ferramentas disponíveis e temos que aproveitar cada uma delas. De Redes Sociais a E-mail Marketing.
Pode não parecer, mas pequenas atitudes no mundo digital, podem mudar a perspectiva de crescimento do seu negócio.

A internet hoje já possui mais de 4 bilhões de usuários ativos, o brasileiro gasta mais de 9 horas por dia navegando na web todos os dias. Se isso ainda não convence você a investir em marketing digital, acompanhe esse post e veja que não é necessário ter custos que atrapalharão sua empresa e ainda assim transformarão sua presença digital.

"Não tenho dinheiro para investir em marketing digital"

Calma! Não precisa começar investindo em anúncios ou gastando sua verba em campanhas grandes. O marketing digital já começa a te ajudar com pequenas atitudes como: criar perfis nas redes sociais e movimentá-los com conteúdo relevante sem gerar nenhum custo. Criar um site e um blog também ajudará muito no crescimento da sua empresa na internet, isso gera um custo, porém muito baixo.

Gerar conteúdo na internet se tornou comum, então se você ainda não está fazendo isso, é melhor correr e começar já.

"Não tenho tempo para gerar conteúdo"

Temos uma solução para o seu problema. Se você tem uma equipe, que tal dividir essa tarefa com todos?

Assim você vai conseguir gerar conteúdo de diferentes áreas dentro da sua empresa e garantir qualidade em cada um deles.
Usar assuntos variados pode trazer novas oportunidades.

Além do conteúdo, temos que pensar na postagem em dias corretos e às vezes isso pode atrapalhar o workflow. Porém existem ferramentas gratuitas para agendamento de postagens nas redes sociais, o que pode ajudar muito na otimização do seu tempo e de sua equipe. O próprio Facebook libera uma ferramenta para agendamentos de postagens nas suas redes sociais (Facebook e Instagram), se chama Estúdio de Criação.

Para usar a ferramenta, basta ter uma conta na rede social e aproveitar tudo que ela oferece.

"Já passei por experiência ruim e não quero arriscar novamente"

Sim, isso é bem comum. O marketing digital ainda é uma novidade para muitos e algumas agências e profissionais que oferecem o serviço não ficam fora disso. Isso acontece porque oferecem serviços em que não são especializados e acabam entregando muito menos do que prometem.

Mas quem nunca passou por uma experiência ruim em um restaurante, loja ou qualquer outro mercado? É a mesma coisa. Por isso, procure por empresas experientes e que garantirão qualidade na entrega do que prometem. Pesquise sobre seus clientes, veja seus cases de sucesso. Não olhe somente número de seguidores, mas sim a interação de clientes, crescimento da empresa, qualidade do conteúdo e quem sabe, até peça indicação de uma agência.

"O marketing offline é a melhor opção para minha empresa"

Não estamos dizendo que não funciona, isso seria mentira. Mas que tal sair um pouco da zona de conforto e expandir os horizontes do seu negócio? Grandes empresas que sempre investiram em marketing offline, também aderiram ao marketing digital como estratégia e, muitas delas, têm obtido resultados melhores na internet do que fora dela.

Segundo pesquisas, as 70% das decisões de clientes são tomadas antes mesmo de entrar em contato com a empresa. Agora pensa comigo:
Você entregou um panfleto na rua, o cliente achou interessante e foi buscar por você na internet e não encontrou nada ou encontrou um conteúdo fraco, de baixa relevância. Nesse momento é quase certo perder a venda.

Outra questão interessante são os custos, no marketing digital você consegue escolher quanto investir, onde investir e para quem entregar o seu conteúdo, já no marketing offline, você não tem essa opção, ou seja, você terá custos maiores e sem entregar para o público certo. Veja um exemplo:

Um consultório de dentista entrega panfletos na rua para todas as pessoas que passam. Nesse ponto já temos o investimento de impressão, criação de arte e a diária da pessoa responsável por entregar os panfletos. Você vai entregar para pessoas que talvez não estejam interessadas no serviço ou que já tem um profissional de confiança para atender e não vão se interessar.

Já investindo na internet, você teria a possibilidade de escolher o público que procura pelo serviço específico, além de excluir o custo de impressão e de uma pessoa para entregar os panfletos.

"Meu produto ainda não foi lançado ou estruturado"

A internet é uma grande aliada quando se trata de pesquisa de mercado. Já pensou em como iniciar uma pesquisa com seus potenciais clientes pode gerar correções e melhorias no seu produto ou serviço?

Pedir opiniões, fazer enquetes, pesquisas curiosas e muitas outras opções são ótimas para otimizar sua criação.

Além disso, você pode gerar uma ansiedade em seus possíveis futuros clientes no lançamento do seu produto ou serviço.

Saiba por onde começar e como começar

Separamos algumas dicas de como você pode dar o pontapé inicial.

Antes de mais nada, tem que pensar em qual é o seu objetivo com o marketing digital, veja alguns pontos que podem ajudar:

  • Definir o público-alvo
  • Definir a persona
  • Fazer a análise SWOT do seu negócio
  • Pensar nos diferenciais do seu produto ou serviço
  • Elaborar a jornada de compra do cliente

Torne-se autoridade no assunto

Pois é, você não tem apenas que vender o que oferece, mas sim mostrar que sabe bem o que está vendendo e que vai solucionar uma dor do possível cliente.
Muitas pessoas nem sabem o que realmente precisam, sabem simplesmente a dor que tem e querem solucioná-la. Por isso, é tão importante que sua empresa seja encontrada por clientes que tem uma dificuldade específica.

Quero iniciar, mas preciso de ajuda

Nós somos especialistas em marketing digital e oferecemos planos personalizados, conforme a necessidade de cada cliente. Se precisar de ajuda, entre em contato conosco, basta clicar aqui.

Fique por dentro

Cadastre seu e-mail abaixo e receba as melhores dicas de marketing

Obrigado por se cadastrar! Agora você ficará por dentro das melhores do mundo do Marketing Digital.
Ops! Parece que ocorreu um erro ao preencher o formulário.